Biografia de Florence Nightingale – Pioneira na História da Enfermagem

Para essa edição em comemoração ao mês da enfermagem planejamos dividir com nossos leitores, parte da biografia de Florence Nightingale (1820-1910), que para a história da enfermagem, e segundo o Florence Nightingale Foundation, ela foi uma enfermeira britânica, reformadora social e estatística mais conhecida como a fundadora da enfermagem moderna. Nightingale Criou a primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra no Hospital Saint Thomas, em Londres. Recebeu a Ordem do Mérito, em 1901, durante a Era Vitoriana.

Florence Nightingale nasceu em Florença, na Itália, no dia 12 de maio de 1820, na época em que seus pais residiam na Itália. Filha do milionário William Shore Nightingale foi aluna do King’s College de Londres. Em uma viagem ao Egito, visitando hospitais, despertou sua vocação para a enfermagem, apesar de na época não ser uma atividade digna.

Na Inglaterra, iniciou seu aprendizado, repartindo o tempo entre aulas de anatomia e visitas ao hospital do distrito. Em 1851, aventurou-se na Alemanha, para frequentar a Escola de Enfermagem Fliedner, onde viveu sua primeira experiência como profissional entre as religiosas protestantes de Kaiserswerth.

Em 1856, Florence Nightingale retornou à preconceituosa Londres. Foi então indicada para a superintendência de um hospital de caridade. Em 1854, surgiu a oportunidade para Florence seguir para o hospital militar inglês em Scutari, que atendia os feridos anglo-franceses na Guerra da Criméia, onde os soldados morriam vítima da cólera e do frio.

Dama da Lâmpada


Com uma pequena equipe, com os equipamentos necessários e com um trabalho árduo, mesmo contra a negligência dos médicos militares, o ambiente tornou-se propício para atender aos enfermos. A dedicação que devotava aos doentes reduziu drasticamente as mortes no hospital militar.

Florence foi chamada pelo jornal The Times, de Londres, “A Dama da Lâmpada”, pois percorria todas as enfermarias com uma lanterna na mão.

Enfermagem hoje:

Em resumo e de acordo com a biografia de Nightingale citada, podemos observar que mesmo na enfermagem contemporânea a equipe de enfermagem tem assistido o paciente em 24 horas, em esquema de plantão e se revezando, fazendo-se presente através dos cuidados em todas as atividades da vida diária, desde o nascimento até seu descanso eterno, nos momentos felizes e nos momentos tristes.

A equipe de enfermagem do Residencial, além de estar presente nos cuidados necessários de forma adequada aos hóspedes, nos preocupamos com o acolhimento da família, de modo que possamos ouvir e orientar de forma individualizada.

Dessa maneira também almejamos prestar o atendimento de modo que todos os processos sejam efetivos, pois acreditamos que com nosso empenho manteremos à excelência do serviço a nós confiado desde às famílias até aos nossos hóspedes.

Referências:
https://www.history.com/topics/womens-history/florence-nightingale-1
https://en.wikipedia.org/wiki/Florence_Nightingale

Home


https://www.ebiografia.com/florence_nightingale/

Home

Rosiane Cristina Rosa Ampudia.
Enfermeira – Responsável Técnica
Coren:72290

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *